PARA QUE SERVE O ESTADO?

O Estado é uma criação do homem para que num dado território, um povo, sob governo constituído, possa exercer soberania e definir seu futuro.

A evolução da forma como os povos são governados marcou diversas facetas do Estado. Na Grécia a “Polis” e em Roma a “República” foram os embriões que inspiraram os filósofos a dar os contornos do conceito do Estado moderno.

Mas de fato o conceito de Estado está relacionado com a necessidade de um povo se proteger. Seja na organização de exércitos para se defender, seja para realizar tarefas que, sozinhos, os particulares não conseguiriam.

Construção de estradas, serviços de correios, manutenção de exército permanente, defesa da saúde em casos de epidemia são exemplos de atividades que o Estado deveria desempenhar em benefício de todos.

Ocorre que o mundo mudou.

Antes a população não tinha recursos suficientes para investir em infra estrutura. Hoje a poupança popular está reunida em fundos multi-bilionários que não apenas são profissionalmente geridos, mas com focos estabelecidos e capazes de impulsionar, com empreendedores, o que o Estado fazia de forma lenta, improdutiva, perdulária e indutiva à corrupção.

Se antes o Estado era obrigado a construir escolas, contratar professores, comprar merenda escolar e até material de limpeza para que a educação chegasse aos seus habitantes, hoje a iniciativa privada tem como fazer isso tudo de forma profissional, eficiente e muito melhor. Daí surge a ideia do Vale Educação.

Hoje qualquer empresa de logística ou de entregas consegue oferecer serviços melhores que os Correios. Para que monopólio?

Se antes o Estado era obrigado a coletar o lixo produzido por residências, indústrias e estabelecimentos comerciais, hoje há condições de existir competição entre coletadores de lixo para que cada um escolha com quem deseja contratar. Para que alimentar a máfia do lixo?

Com a mudança do mundo, chega-se à necessidade de entender o que sempre foi melhor para a sociedade: Liberdade!

Qualquer atividade que um particular tem como realizar em ambiente de competição não pode ser mais monopólio estatal.

Alimentar burocratas, tecnocratas e agentes do Estado à custa da ineficiência e corrupção é um ato de lesa pátria.

Vamos devolver o Poder ao Povo!

3 ideias sobre “PARA QUE SERVE O ESTADO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *